Thursday, January 25, 2007

Big Brother

Quem nunca, quando criança, foi levado ao zoológico e ficou durante horas esperando alguma reação do animal enjaulado? Quem nunca fez festa para aquele bichinho fofo se manifestar?

Os zoológicos são como vitrine do mundo animal para gente que não se atreve ir até uma selva de verdade. Assim são os reality show, vitrines do ser humano. Só que a gente esquece que como os animais enjaulados, gente de verdade também muda de comportamento quando estão confinados.

Esse tal de Big Brother tem me despertado grande curiosidade. É engraçado ver como as pessoas se comportam em um mundo imaginário. Imaginário sim, porque ali nada é real, nada parece ser o que é. Talvez seja a certeza de que tudo é seguro, exceto a indicação, faça esses “produtos” a querem tanto a casa do faz de conta da Globo.

Os participantes são como os animais de zoológico sendo exibidos ao público durante 24h por dia. E que de tempos em tempos são agitados com uma festinha ou outra para agradar ao expectador. É só ligar a TV e espiar como diz o celebre apresentador do programa.

E todo esse circo deve durar por muito tempo nas nossas bandas. A Rede Globo comprou mais 5 anos de direitos para exibir o tal programa. Será que o povo agüenta? A empresa do “plim-plim” espera que sim. [rs]

3 comments:

Iuri said...

Ali é tudo muito artificial, de fato.

São personalidades artificiais, emoções artificiais, corpos artificiais.

Ações pré-fabricadas,
uma tentativa de mostrar genericamente o reflexo de uma sociedade fútil e perfeitinha.

:)

Anonymous said...

Muito bom esse link com o zoológico. É engraçado mesmo observar o comportamento das pessoas e principalmente o fato do mundo fantasioso que se cria ali dentro. Eu fico pensano se quem tá ali dentro acredita naquilo tudo. Me desespera pensar que sim.

Anonymous said...

ah, agüenta sim. mesmo a gente não lembrando muito bem de quem já participou e de ter perdido a conta de qual edição está sendo exibida, é sempre no mínimo interessante ver o pessoal confinado.
hj mesmo cheguei em casa e tinha um cara dando uns tremeliques enquanto tomava banho: pode ser mórbido, mas eu achei interessantíssimo. pensava comigo: vai que o cara tem um treco, putz! seria sensacional! qual seria a cara do bial numa situação dessas?