Friday, February 09, 2007

Half Nelson


Sabe aqueles filmes que você se sente estranho no inicio, durante se apaixona pelos personagens e fica com um aperto no peito no final? Half Nelson é assim. A história da estranha amizade entre o professor Dan Dunne e da aluna Drey envolve quem assiste de uma forma magnífica.

O filme não é dotado de técnicas e alegorias, pelo contrário faz questão de ser simples, o que engrandece o drama. A trilha fica por conta da banda Broken Social Scene, que dá um tom a mais no longa.

O plano de fundo para a história de Dan Dunne e Drey é o subúrbio de Nova York. Ele é branco, carismático, letrado e viciado em drogas. Ela é negra, fechada e tem uma família problemática. Juntos eles encontram pontos em comum, e é assim que nasce a amizade do professor e da aluna em um cenário de preconceitos, tráfico e consumo de drogas. As atuações são incríveis e os dois personagens se envolvem tão perfeitamente que fica difícil não se prender.

Não é por menos que Ryan Gosling, que interpreta o professor Dan está concorrendo ao Oscar de melhor ator. Sim, o trabalho de Gosling no filme é excelente, apesar ter gostado muito não faço minhas apostas nele. Mas Oscar 2007 já é outro assunto.

Thursday, February 08, 2007

Howling Bells


A banda que não sai da minha vitrola.

Longe de ser mais uma banda moldada pelo mundo fonográfico atual, o grupo que saiu de Sydney para virar moda no Reino Unido, faz uma viagem entre o melódico e a exitação sem deixar de ter uma identidade própria.

O CD de estréia lançando ano passado é recheado de boas composições e de novas referencias, uma mistura deliciosa de country, folk, pop e rock. Gravado com o renomado produtor Ken Nelson, o mesmo que lançou Coldplay o álbum trás músicas que não saem da cabeça. Além disso, a banda possui uma identificação forte com trilhas de filmes como as de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.

Howling Bells é liderada por Juanita Stein, dona da voz marcante que nos embala durante as canções e que deixa os rapazes suspirando; e composta por Joel Stein, Glenn Moule e Brendan Picchio três lindos rapazes que não fazem feio na música e nem aos olhos.

Vale a pena conferir. Para os interessados o link para o clipe de Setting Sun no
YouTube : http://www.youtube.com/watch?v=XbBepI5FVgo