Monday, April 09, 2007

Quando o assunto é música...

... sinto uma pontinha de nostalgia, a impressão que tenho e de que estamos sabendo olhar para trás. Atualmente quando se fala de lançamentos e novas bandas logo vem a cabeça os seguintes rótulos: Indie e Folk.

Levando ao pé da letra essa história de rótulo a música folk seria, assim bem simples, música popular. E na mesma linha, a música indie seria nada mas nada menos que o velho e bom rock inglês. Agora a briga toda é definir quem se encaixa no folk e quem se encaixa no indie. A verdade é que acho um grande equivoco separar esses dois estilos. Primeiro porque os que começam a borbulhar agora abusam da mistura do rock e de influencias populares ou folclóricas. Um exemplo disso é o americano Ben Kweller, que evoluiu e muito no novo álbum e mostra muito bem que ainda se encontra boa música na terra do “Tio Sam”.

Apurando o ouvido com essas novidades uma sensação de “eu já ouvi isso antes” sempre me vem e parando mesmo para pensar vi que essa história de folk e indie é bem antiga. Alguém ainda lembra de Johnny Cash? Esse super astro já fazia folk desde 1950! Mas ainda não se utilizava a expressão folk music, o que era usado para “rotular” o Sr. Cash era county, olha como rótulos são totalmente inúteis quando se fala de música. Outro também que abusava dessa arte era Bob Dylan, esse todo mundo lembra.

Esses rótulos do que seria indie ou folk, britânico ou não está super fora de moda. A verdade é que em todo canto do planeta tem gente que brilhantemente segue uma linha que já vem sendo traçada a tempos e dando um toque de modernidade, renovando a música.
Não dá mais para dizer que não se faz música boa, porque o que se encontra é um resultado maravilhoso.

Para terminar, o que vem chamando minha atenção são as mulheres. Tem muita moça por ai assumindo o microfone e botando ‘pra quebrar’. Vale a pena conferir e só pra citar alguns nomes: Regina Spektor, Amy Winehouse, Juanita Stein [da banda Howling Bells] e as moças do Au Revoir Simone. Bem esses são uns poucos exemplos, tem para todos os gostos.


Bom som para todos!